Investigadores da UA colaboraram com laureados do Nobel

Investigadores do Departamento de Física da Universidade de Aveiro (UA) contribuíram com trabalho relevante para as investigações sobre a tecnologia LED distinguidas recentemente com a atribuição do Prémio Nobel da Física, que premiou os cientistas Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura.

A colaboração iniciou-se na década de 90, com um projeto multidisciplinar coordenado na UA por Helena Nazaré e Estela Pereira, professoras do Departamento de Física. Anos mais tarde, na sequência desse projeto, os investigadores Estela Pereira, Teresa Monteiro, Rosário Correia e Sérgio Pereira desenvolveram, em coautoria com dois dos laureados do Prémio Nobel da Física de 2014, trabalhos de caraterização de materiais semicondutores como o GaN (nitreto de gálio) e o InGaN (nitreto de gálio e índio). Para além desses trabalhos de investigação, existe ainda um estudo liderado por Sérgio Pereira, Rosário Correia e Estela Pereira, que foi citado diretamente por estes autores num artigo publicado na “Nature Materials”.

Rosário Correia, Sérgio Pereira e Teresa Monteiro (na foto, da esquerda para a direita) continuam atualmente a desenvolver investigação no âmbito dos materiais utilizados na tecnologia LED. As investigadoras Teresa Monteiro e Rosário Correia integram Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (I3N), laboratório associado em que participa a UA, enquanto Sérgio Pereira é investigador do Centro de Investigação em materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO), laboratório associado da UA.

Imagem: Universidade de Aveiro
Fonte: ua online