Fujitsu incorpora dados na iluminação LED

Luz LED para leitura no smartphone

A vanguardista Fujitsu Laboratories prepara-se para mudar a forma como as pessoas olham para a luz que incide, por exemplo, sobre um objeto de uma galeria de arte. A marca japonesa incorporou dados e armazenou informação “dentro” da luz emitida por um sistema LED multicolor (RGB), através da modulação desses mesmos canais RGB, e realizou esta semana uma demonstração da aplicação para smartphones que tem a capacidade de ler essa informação (de forma muito semelhante à leitura QR code que conhecemos).

Na referida demonstração, bastou que um funcionário da Fujitsu apontasse o telemóvel para um objeto iluminado por um módulo LED. O seu dispositivo smartphone processou a informação “embebida” na luz incidente sobre o objeto e deu-lhe acesso a todas as informações e caraterísticas associadas ao objeto.

No futuro, a Fujitsu espera comercializar esta tecnologia ainda no decorrer de 2015 e prevê-se que possa ser usada por lojas para disponibilizar informações de produtos e até sistemas de pagamento alternativos. Uma solução com enorme potencial e que promete ser ideal para espaços comerciais, museus, galerias de arte ou feiras de negócios.