Casa com iluminação exterior - dicas para a melhorar

5 dicas para melhorar a iluminação exterior!

No artigo deste mês de novembro trazemos 5 dicas para melhorar a iluminação exterior da sua casa ou de qualquer outro projeto!

A mudança da hora no último fim-de-semana de outubro e o encurtamento das horas de iluminação solar remetem-nos para dias com maiores necessidades de iluminação artificial, seja ela no interior, onde acabamos por passar mais tempo, mas também no exterior.

Se pretendemos tirar partido dos espaços exteriores que temos ou que estamos a projetar é fundamental que os mesmos sejam o mais apelativos possível. Naturalmente nos meses de verão despendemos mais tempo no exterior, mas com boas soluções de iluminação LED podemos aproveitá-los não só durante o dia, mas também pela noite dentro.

#1: Escolha a luminária mais adequada 

Aparentemente esta será a dica mais simples, mas é, sem dúvida, aquela que mais implicações terá na qualidade da iluminação exterior.

Ao longo dos vários artigos temos alertado para a importância do projeto de iluminação. Por isso, critérios como a seleção das luminárias LED adequadas e a escolha da sua localização é fundamental para que possamos garantir globalmente uma boa iluminação.

Certamente já terá reparado em situações em que um espaço exterior se encontra excessivamente ou deficientemente iluminado. Uma luminária LED com menos potência pode ser suficiente para um local eventualmente pouco utilizado, onde uma “luz de presença” seria suficiente. Para estes casos o aplique de parede SQUADRO ou o balizador PUNTO é uma excelente solução!

Outras situações, como uma área mais ampla e onde se desenvolvam atividades concretas, requerem luminárias LED com mais potência. Sugerimos, por exemplo, o projetor VIENA ou STADIO PRO.

#2: Localize com critério

Já se terá deparado com a escolha da luminária LED correta, mas a projeção da luz parcialmente oculta, por exemplo, por um ramo de uma árvore ou pelo próprio edifício (uma pala ou uma esquina).

A localização das luminárias LED deve ser estudada tendo em mente a premissa anterior: o que vai iluminar. Uma grande ou pequena área? É ampla e livre de obstáculos? Ou procuramos uma solução para um caminho que atravessa um jardim com diferentes árvores e plantas?

Mesmo em torno do edifício, há que considerar que um aplique de parede ilumina a área adjacente, mas ao virar a esquina encontramo-nos novamente em sombra, sendo necessário instalar uma outra luminária.

Por isso, é fundamental que o projeto de iluminação seja integrado no conjunto de especialidades, incluindo projeto de arquitetura e paisagismo!

#3: Poupe na iluminação exterior

Falar de iluminação LED significa também falar de poupança de energia e, por isso, a dica #3 não podia deixar de relacionar-se com esta importante mais-valia!

A tecnologia LED é, sem dúvida, a opção mais eficiente em termos de consumo energético e também a mais duradoura! O investimento inicial é rapidamente compensado pelas poupanças que chegam a cerca de 80%, garantindo sempre a capacidade de iluminação!

Sugerimos também que opte por luminárias LED de baixa voltagem (12 volts). Para aplicação em jardins, terraços ou pátios, são perfeitamente eficientes para iluminar caminhos e áreas de estar de forma permanente.

Associar o projeto de iluminação a sistemas de fornecimento de energia alternativa, como painéis fotovoltaicos ou solares, permite um retorno do investimento inicial em poucos anos e rapidamente começar a poupar!

#4: Utilize acessórios a seu favor

Na sequência da dica anterior, um dos acessórios mais associados à poupança de energia são os sistemas de sensores de movimento.

O sensor de parede SM21230.3XX00 ou o sensor encastrável SM22230.3XX00, com distância de deteção até 12m, garantem um gasto de energia limitado apenas aos momentos em que a luminária LED é ativada.

Não são substitutos de luzes de presença, pelo que devem garantir uma boa iluminação quando acionados, mas são muito eficientes no que toca à iluminação de uma entrada ou de uma zona de passagem.

#5: Tire partido da evolução tecnológica

Recentemente apresentámos um artigo sobre Domótica e iluminação LED, no qual abordámos as mais-valias da associação de ambas!

No caminho para uma casa, ou um edifício, mais inteligente, encontra-se, logo à partida, a implementação de controladores. Estes vão permitir uma gestão inteligente das horas em que pretendemos ter as luminárias LED em funcionamento, assim como regular a sua intensidade.

Para este efeito são excelentes opções os controladores de fitas LED, como o FIVE, que permitem controlar diferentes zonas em simultâneo, ligando ou desligando, aumentando ou diminuindo a intensidade e até variando a tonalidade RGB.

Os edifícios inteligentes, com sistemas integrados, permitem ainda fazer uma leitura dos consumos elétricos e detectar consumos atípicos, podendo ser feitos ajustes em função desses resultados!

Para aplicar estas dicas aos seus projetos e para descobrir mais sobre as opções de iluminação LED aplicáveis, recomendamos a leitura do nosso CATÁLOGO.