5 ideias para diminuir o consumo energético nas casas!
Estamos em plena época natalícia, uma altura do ano cheia de luz e cor! Como não podia deixar de ser, o artigo deste mês vem trazer algumas sugestões para acabar com um problema com que, provavelmente, nos deparamos todos os anos: o significativo aumento do consumo energético!
Como já nos apercebemos desde novembro, os dias são cada vez mais pequenos e, por isso, recorremos à iluminação artificial durante mais horas do dia. Dezembro tem a particularidade de ser o mês do Natal, durante o qual queremos iluminar as nossas casas trazendo brilho e magia ao lar!
Sendo dos meses com menos horas de luz natural e com muitos enfeites natalícios à mistura, dezembro é, provavelmente, o mês em que nos deparamos com o maior aumento de consumo energético nas nossas casas.
O artigo que lhe trazemos vem apresentar 5 ideias para diminuir o consumo energético nas casas, não só nesta altura, mas também ao longo de todo o ano!
#1: Escolha as luminárias mais adequadas
A forma mais fácil de reduzir o consumo energético é evitando ao máximo a utilização de iluminação artificial. No entanto, também não queremos apagar por completo a magia do Natal e haverá que chegar a um bom meio termo que consiga aliar a poupança energética ao ambiente acolhedor do qual tanto gostamos!
Optar por iluminação natalícia que recorra a luminárias LED de pouca potência é uma solução que nos consegue garantir consumos mínimos e nos proporciona o ambiente caloroso que procuramos no frio de dezembro!
Hoje em dia a grande maioria da oferta disponível para este tipo de iluminação decorativa já contempla produtos com luminárias LED altamente eficientes, por isso, certifique-se de que tem em casa soluções atuais!
As luminárias LED são as que garantem a melhor economia de energia, seja em termos de iluminação natalícia ou na restante iluminação. Faça uma ronda por casa e veja o que ainda está por substituir!
#2: Reutilize a iluminação de anos anteriores
Já dispõe de luminárias LED energeticamente eficientes? Muito bem! Em simultâneo, garanta uma boa utilização para que o seu tempo de vida seja prolongado e não precise de substituí-las com frequência!
As luminárias LED são por definição muito duráveis, mas uma correta utilização das mesmas vai garantir o prolongamento do seu tempo de vida, o que vai contribuir para que não tenha de substituir com tanta frequência as decorações que tem em casa.
A substituição excessiva de materiais leva à sua maior produção o que, indiretamente, provoca grandes consumos energéticos nas fábricas de produção e distribuição dos produtos. Pense globalmente e reduza o consumo energético do planeta!
#3: Controle o horário ligado/desligado
Deixa a árvore de Natal ligada durante toda a noite? Será para indicar o caminho ao Pai Natal? Se tem crianças pequenas em casa esta pode ser uma história que lhes conta, mas só até se deitarem!
Manter a iluminação natalícia ligada durante toda a noite representa um consumo energético acrescido que é desnecessário! Por isso, mantenha as luzes ligadas apenas enquanto a família se reúne e, depois de deitar os mais pequenos, pode evitar este excesso!
Controlar as luzes acesas/apagadas que tem em casa é das dicas mais importantes para conseguir reduzir o consumo energético em geral. Se ninguém se encontra numa divisão da casa apague a luz! Tem sempre a possibilidade de instalar iluminação de presença, que exige menor consumo, e que permite ter alguma luz de sinalização!
#4: Inclua os mais novos na redução de consumos
Se tem crianças em casa comece por lhes incutir desde pequenos a sensibilidade para as questões da poupança energética e a importância da mesma para o futuro do planeta!
Explique-lhes o que a utilização exagerada de iluminação natalícia implica ao nível da produção acrescida de energia e as consequências que traz para a preservação dos recursos do nosso planeta!
Mostre às crianças como às vezes “menos é mais” e como é possível conseguir bonitas decorações natalícias com a utilização de poucos recursos! Pode até ser um desafio familiar interessante procurar por soluções energeticamente mais económicas!
E, claro, para o resto do ano ensine-lhes também a desligar as luzes quando estas não são necessárias ou quando saem de alguma divisão! Verá como em pouco tempo acabam por ser eles os mais responsáveis!
#5: Tire partido da evolução tecnológica
Hoje em dia a tecnologia para as “casas inteligentes” permite-lhe controlar a iluminação de forma excecional! A implementação de controladores garante uma gestão inteligente das horas em que pretendemos ter as luminárias LED em funcionamento.
Ou seja, pode criar um horário específico de funcionamento para toda a iluminação decorativa ou desativá-la de uma só vez! Claro que este sistema também se aplica à restante iluminação da casa e pode ser utilizado durante todo o ano.
Recorrendo à domótica pode ainda receber uma leitura dos consumos elétricos e detectar situações atípicas, fazendo ajustes em função dos resultados!
Estas foram as 5 ideias para diminuir o consumo energético que trouxemos neste último mês do ano. Para aplicar estas dicas aos seus projetos e para descobrir mais sobre as opções de iluminação LED, recomendamos a leitura do nosso CATÁLOGO. Regressamos em 2023 com mais sugestões!