Como personalizar o projeto de iluminação para piscinas?

O mês de julho marca em pleno o início das férias de verão! Por este motivo, para o artigo deste mês escolhemos falar sobre alguns critérios a ter em conta e as vantagens de um bom projeto de iluminação para piscinas.

Chegou a altura do ano em que, finalmente, a piscina se torna a área de eleição da casa! E mesmo quando não temos esse privilégio, aguardamos ansiosamente por aqueles dias naquela casa de férias criteriosamente escolhida pela piscina e pelo barbecue!

Possivelmente, enquanto imagina tudo isso, pensa numas excelentes tardes de verão e pouco reflete sobre a utilização da área da piscina durante a noite. Contudo, o projeto de iluminação para a piscina permite assegurar, em primeiro lugar, a segurança nesta área, mas também a sua eventual utilização noturna!

À semelhança da restante decoração da casa, que segue uma linha orientadora do gosto do seu proprietário, também a iluminação da piscina merece um projeto próprio em busca de um determinado estilo. Então, quais as necessidades do utilizador?

Procura usar o espaço para celebrar festas ou algo mais casual? Prefere um estilo mais clássico ou, pelo contrário, mais moderno? Pretende uma solução mais colorida e chamativa, ou um ambiente mais neutro? Em seguida, falamos sobre alguns pontos-chave para personalizar o projeto de iluminação de uma piscina.

Dicas para o projeto de iluminação

Antes ou depois da construção da piscina?

Idealmente, a iluminação das piscinas deve ser pensada antes da sua construção. Se assim for, será mais fácil de executar, pois permite ter mais liberdade nas opções tomadas e na que haja mais possibilidade de escolha de luminárias. No entanto, também é possível fazê-lo depois da piscina estar executada. Contudo, o projeto ficará mais limitado.

O formato e o tamanho têm implicações?

Seguindo a ideia de um projeto customizado, tal como a decoração da restante casa, o que se aplica a uma piscina não se aplica a outra. Daí que o tamanho e formato (e gosto dos proprietários) determine o projeto! Influenciará o tipo de iluminação e os seus componentes: podemos escolher refletores, spots, fitas… Cada um cria ambientes distintos e tem potencialidades diferentes!

Onde posicionar luminárias?

A resposta imediata será: no lado oposto ao mais utilizado, de modo a evitar o ensombramento e/ou ofuscamento. No caso de uma piscina que já está construída, é mais fácil saber de antemão quais são estes lugares. Se ainda se encontra numa fase de projeto, deve ter em conta a zona de entrada e o espaço em torno da piscina (por exemplo: imaginar onde ficarão as mesas e as cadeiras).

Em suma, as luminárias devem ser colocadas de modo a que a projeção de luz seja feita no sentido oposto a estes locais de permanência!

Qual a cor da piscina?

O material de revestimento da piscina, nomeadamente a sua cor, também tem muita influência no resultado final do projeto de iluminação. Quanto mais claro for este material, mais efeito a luz vai ter. Logo, não será necessário aplicar tantas luminárias porque a luz será bem refletida pela área!

No caso dos revestimentos com pastilhas mais escuras, é necessário pensar numa solução com mais pontos de luz ou com fitas de iluminação mais longas. É essencial que seja feito um reforço dos pontos de brilho!

É importante pensar em função da área em torno da piscina?

Como já referimos anteriormente, sim! Não só de forma a não ofuscar quem esteja nas áreas de permanência em torno da piscina, mas principalmente por uma razão de segurança!

Deve garantir que toda a zona esteja, de algum modo, iluminada, o que é conseguido através da iluminação ambiente. Já a iluminação pontual permite sinalizar os principais obstáculos para evitar acidentes, tais como degraus! Por isso, garanta a iluminação das entradas próximas, escadas, decks, entre outros!

Iluminação colorida ou neutra?

Começando pela primeira, tenha em mente que as cores escolhidas irão influenciar o ambiente criado na área da piscina. Por exemplo, o verde e o azul transmitem uma sensação de água mais fresca; já os laranjas e encarnados conseguem um ambiente mais quente.

Seja qual for a opção, as cores favorecem ambientes mais descontraídos, mas podem tornar-se cansativas. Por isso, sugerimos que, nestas situações, o projeto seja complementado com luzes neutras, para que possa variar!

Já a utilização de apenas luzes de cores neutras, garante um ar mais sóbrio e clássico, caso seja este o estilo que procura.

Quais as vantagens da escolha do LED?

A utilização das luminárias LED garantem uma opção mais económica a longo prazo, apesar de um investimento inicial mais alto. Tenha ainda em consideração que o LED exige menos manutenção, o que é algo muito importante quando falamos de luminárias submersas!

A ideia de eletricidade e água pode ser algo que incita pouca segurança. Por esta razão, saiba que por funcionar com tensão extremamente baixa, o perigo de curto-circuito no caso dos LEDs é muito baixo, tornando-os a opção mais segura.

Esta tecnologia existe numa série de tipos de luminárias distintos e permite a aplicação de uma infinidade de cores. Tem ainda a vantagem de poder instalar uma solução com controlador remoto, o que lhe dá a possibilidade de escolher o tipo de ambiente que quer criar para cada momento!

Com este artigo esperamos ter conseguido evidenciar a importância de pensar a iluminação para piscinas com um projeto próprio, e elencar algumas perguntas e pontos-chave a introduzir na checklist do projeto! Sugerimos que consulte os seguintes produtos: a lâmpada para piscinas AQUA e as fitas profissionais DOTLESS e YOTTA, para aplicação em futuros projetos.

Rita Valente
Arquiteta