Controladores LED: Iluminação personalizada para cada divisão da casa!
Com o final do ano caminhamos rapidamente para os dias com menos horas de luz solar. Nesta altura, as necessidades de iluminação artificial aumentam, não só nos ambientes de trabalho, mas também nas casas. Neste artigo falamos sobre como planear a iluminação para a habitação e as potencialidades dos controladores LED.
No artigo do mês passado, aproveitámos a temática da mudança da hora para falar sobre o modo como podemos tomar partido desta para poupar energia! Iluminação LED é também sinónimo de economizar e fomos um passo mais à frente ao dar-lhe a conhecer a luminária ORBITA e os sensores de luminosidade, que lhe permitem tirar o máximo de partido das oscilações naturais da luz.
Este mês damos a conhecer melhor mais uma solução inteligente: os controladores LED, capazes de programar diferentes projetos de iluminação para cada espaço e, com isso, tirar o melhor partido das potencialidades das luminárias LED.
Iluminação para casa
A casa é uma das tipologias mais exigentes de projetar, já que falamos dos espaços mais íntimos de cada um e onde cada cliente tem premissas completamente diferentes, que vêm do seu modo específico de viver.
É o lugar onde devemos sentir-nos mais acolhidos, onde qualquer espaço é pensado à medida, de forma a que nos seja transmitida a sensação que esperamos de cada um dos seus ambientes.
Um factor importante do projeto de iluminação para a casa é que este deve abranger não só a arquitetura, mas também a decoração, já que esta acaba por ser a última camada através da qual é transmitida a personalidade da casa.
À semelhança do projeto de arquitetura, o projeto de iluminação deve ter em conta a família e o seu cotidiano, os seus hábitos e horários. E deve ser pensado logo à partida, seja na construção ou no momento inicial da reabilitação, de forma a evitar gastos desnecessários.
Iluminação para cada ambiente
Apesar de ser algo que depende de cada família, há alguns aspetos base que devem ser tidos em conta em qualquer projeto de iluminação para a casa.
Os espaços mais associados ao lazer, como a sala de estar, jantar e o quarto devem procurar uma iluminação mais suave e indireta. No caso das salas pode ser pontuada ao centro, sobre uma mesa de jantar ou mesa de centro. Já no quarto deve evitar-se a luz imediatamente sobre a cabeceira da cama!
Uma excelente opção para cada um destes ambientes é a adoção de sancas, com luz contínua, que pode ser conseguida através da utilização de fitas LED.
Estas divisões são também excelentes oportunidades para a adoção de controladores LED, ou dimmers, que permitem controlar a intensidade da luz consoante os momentos do dia e as atividades que vamos desempenhar!
Outros espaços, como a cozinha, instalações sanitárias ou garagens, pedem uma iluminação mais eficiente e clara, uma luz branca e mais intensa, para que se possam desenvolver as respetivas atividades.
No caso da cozinha, privilegie-se a luz sobre as bancadas, por exemplo embutida nos armários superiores, e no caso da instalação sanitária, nas proximidades do espelho, pois são as zonas sobre as quais mais precisamos de iluminação.
Nas áreas de circulação podemos ter a liberdade de jogar com as múltiplas opções, como alhetas de rodapé iluminadas, encastrar nos degraus de uma escada. São algumas soluções menos comuns e que transmitem uma sensação de uma iluminação suave, mas suficiente para circular!
Personalizar? Controladores LED
Como vimos, para cada divisão da casa existem tipos de iluminação mais adequados, aos quais se acrescentam as opções específicas de cada cliente/proprietário.
Um dos melhores acessórios das luminárias LED para conseguir alcançar a máxima personalização são os controladores LED, como o controlador SMART. Ligar ou desligar luminárias, ajustar tonalidades (cores RGB) ou a intensidade da luz são algumas das opções oferecidas.
O SMART tem capacidade para cinco modos de operação, pode ser sincronizado através de wireless e integrado nos assistentes Google ou Alexa para maior facilidade de utilização.
No projeto de uma moradia em Viseu, optou-se pela implementação de uma solução conjunta entre o controlador SMART e a fita ZETTA, especialmente desenvolvida para iluminação de interiores, podendo ser utilizada, por exemplo, em sancas, rodapés ou armários.
Para saber mais sobre o controlador SMART e a fita ZETTA, sugerimos que consulte o nosso catálogo. E para planear o projeto de luz para cada divisão, aconselhamos a leitura do nosso artigo Luz quente ou luz fria: a temperatura de cor.
Rita Valente
Arquiteta