Imagem de uma sala e cozinha onde se pode ver iluminação indireta

Iluminação indireta: uma solução para valorizar o seu projeto

Cada vez mais utilizada nos projetos de iluminação, a iluminação indireta é uma ótima solução para valorizar qualquer ambiente, mas deve ser feita com algum critério para não resultar num projeto mal concretizado.

A iluminação indireta tem várias vantagens e é uma solução muito simples de aplicar. Mas entre uma amálgama de soluções de iluminação ou um projeto bem pensado existe uma grande diferença! 

Neste artigo vamos falar sobre iluminação indireta, o que é, como pode ser aplicada e quais são, para nós, as melhores soluções para que o seu projeto seja valorizado. Apresentamos-lhe ainda alguns produtos para que possa aplicar já na próxima intervenção.

Iluminação indireta: o que é e para que serve?

Em primeiro lugar, importa esclarecer o que é a iluminação indireta. Este tipo de iluminação consiste em ocultar o foco de luz fazendo com que a luz projetada se difunda através da reflexão numa superfície, que pode ser o tecto, o pavimento ou a parede (ou mobiliário fixo).

A ausência de um foco específico permite iluminar o ambiente de forma suave, eliminar o encadeamento e as sombras provocadas pela projeção direta do foco de luz sobre um obstáculo.

Idealmente, a iluminação indireta deve ser pensada e trabalhada em conjunto com o projeto de arquitetura de modo a ser bem integrada, mas algumas soluções são perfeitamente aplicáveis em obras pontuais já depois da construção.

Quer no projeto inicial, quer em alguns ajustes posteriores, a iluminação indireta tem a capacidade de alterar profundamente o ambiente de um espaço!

Características:

  • Distribui a luz uniformemente
  • permite uma iluminação suave, difusa e mais agradável
  • pode ser alcançada de diferentes formas
  • é um complemento ao projeto de iluminação que lhe confere muito interesse

Onde aplicar e quais as melhores soluções?

A iluminação indireta tem uma grande vantagem: é possível de ser adaptada a qualquer espaço. Cada vez mais utilizada, ela estende-se aos projetos de iluminação residenciais, comerciais e também de espaços de trabalho ou serviços.

Em cada um destes espaços existem compartimentos mais adequados para a sua aplicação, mas no caso dos projetos residenciais podemos considerar que pode ser aplicada em qualquer divisão!

Para conseguir iluminação indireta basta ocultar o foco de luz e direcioná-lo para uma superfície que permita refletir a luz de forma difusa, por isso as soluções de sanca de tecto ou rodapé são as mais utilizadas. Estas soluções podem ser aplicadas tanto na sala de estar de uma casa, como numa sala de reuniões de uma empresa.

Apesar de parecer simples, existem alguns pormenores que acreditamos serem muito importantes para tornar o projeto mais elegante e valorizado. Vejamos espaço a espaço:

Na habitação ou nos escritórios, nas salas as soluções mais comuns são as sancas de tecto. Conseguimos lembrar-nos de vários exemplos com molduras que enquadram o espaço.

No entanto, consideramos que uma solução mais interessante seria optar por criar uma sanca em apenas um dos lados da sala, naquele cuja parede tem uma superfície mais uniforme e no qual não serão colocados móveis altos.

Ao criar iluminação indireta apenas numa das paredes, preferencialmente numa das longitudinais, criará a ilusão de que o espaço é mais longo! Pode conseguir este efeito com a fita ZETTA ou ZETTA+.

Nas áreas de circulação a intenção é a mesma, mas com um acréscimo: poderá optar por criar sancas de rodapé que se refletem na área inferior da parede ou até mesmo no chão. Lembre-se de optar pela parede longitudinal, que acompanha o percurso. A fita BETA TUNE permite-lhe conseguir este efeito, tendo a vantagem de poder selecionar a cor que pretende (RGB).

Ainda na zona de circulação, nas áreas das escadas, opte por colocar uma fita LED oculta no corrimão, ou debaixo do cobertor dos degraus, sendo a luz refletida no espelho dos mesmos! Para esta aplicação em particular escolha BETA SIDE.

Nas instalações sanitárias, podemos recorrer também a sancas de tecto, sobre o espelho ou na zona do duche. Atenção que neste caso deve optar por luminárias com IP adequado, para tal escolha a solução YOTTA. Ou por colocar uma fita LED atrás do espelho.

Particularmente no caso da habitação, nos quartos também é muito comum enquadrar a divisão com uma sanca que emoldura o tecto. Porém, optar por uma sanca numa das paredes torna o espaço muito mais elegante. A solução passará pela parede onde será encostada a cama ou, por exemplo, junto ao roupeiro embutido!

A cozinha oferece uma excelente oportunidade para aplicar uma solução de iluminação indireta. Os armários superiores das bancadas permitem que seja colocada uma fita LED junto à parede, na área inferior do armário, criando uma luz uniforme que permite iluminar perfeitamente a área de trabalho. Para o caso particular de aplicação em armários, a fita mais indicada será a ZETTA+.

Para aplicar estas dicas aos seus projetos e para descobrir todas as opções de luminárias LED para espaços dedicados à saúde, recomendamos a leitura do nosso CATÁLOGO.