Será foco de iluminação led em teto num pavilhão industrial

Alto Rendimento: Iluminação LED na Indústria

A indústria e logística são dois dos sectores de atividade que mais tempo permanecem em funcionamento ao longo do dia. Por este motivo apresentam necessidades de iluminação muito elevadas e que requerem luminárias de alto rendimento.

A implementação da iluminação LED na indústria é a solução que apresenta a melhor qualidade, garantindo ao mesmo tempo as soluções energéticas mais eficientes e sustentáveis.

No artigo deste mês desenvolvemos um pouco o tema da iluminação na indústria, apresentamos algumas notas sobre um caso de estudo de sucesso, o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), e damos-lhe algumas sugestões de luminárias LED a aplicar em espaços industriais.

Necessidades de iluminação no sector industrial

No sector industrial deparámo-nos com a necessidade de iluminar áreas de grande escala, como armazéns, oficinas, áreas de trabalho, mas também espaços abertos, como as vias de circulação em torno dos edifícios e acessos aos parques industriais.

Ao falarmos de espaços tendencialmente com áreas muito grandes estamos obrigatoriamente perante a necessidade de garantir a máxima iluminação e de grande qualidade.

É necessário garantir iluminação de alta potência, a conversão de alta energia e que as luminárias utilizadas sejam de materiais altamente resistentes, que assegurem pouca manutenção ao longo de uma vida útil e que esta seja o mais duradoura possível.

Na indústria e logística existe, portanto, uma grande despesa associada aos custos de energia que se pretende reduzir mediante a utilização de soluções mais eficientes energeticamente e também mais sustentáveis.

Implicação da iluminação nos custos de funcionamento

De acordo com um estudo feito aquando da substituição da iluminação tradicional para a iluminação LED, em 2017, o MARL apresentou um consumo geral de energia de 4,4 GWh. Deste total, cerca de 45% deveu-se ao consumo de energia.

Num espaço como estes, totalmente dedicado à atividade da indústria e logística, deparámo-nos com a necessidade de iluminar, não só as grandes naves industriais e de armazenagem, mas também as vias e parques de estacionamento.

Por outro lado, o funcionamento do MARL também não se compreende num horário reduzido, mas sim longos períodos de funcionamento, incluindo noturnos, decorrente do tipo de atividade que ali se desenvolve.

É necessário garantir a adequada iluminação para assegurar os necessários padrões de visibilidade e segurança num espaço onde circulam veículos, pessoas e bens.

Foi por esta razão, e por procurar alcançar padrões de sustentabilidade energética em simultâneo com a redução de custos, que a transição da iluminação tradicional para a iluminação LED foi uma enorme campanha no MARL.

Com a substituição das luminárias tradicionais por LEDs estimou-se uma poupança anual de 100.000€, cerca de 770 000 kWh, o que representava 80% dos gastos que se registaram anteriormente, de acordo com o testemunho, à data, do Presidente do MARL.

A implementação de luminárias LED também permitiriam garantir maior eficiência e durabilidade, uma vez que um LED pode durar entre 35 a 50 mil horas, o equivalente a 50 vezes mais do que uma luminária tradicional.

As luminárias LED mais adequadas à sua indústria

A Primelux dispõe de soluções LED que vão ao encontro das necessidades de que falámos até aqui, nomeadamente a melhor dissipação térmica, elevada robustez, elevada uniformidade no plano de trabalho e menos consumo energético.

Para a aplicação em armazéns industriais, pavilhões, oficinas ou parques de estacionamento sugerimos a implementação da luminária ORBITA. Esta luminária LED tem várias potências disponíveis para diferentes alturas de montagem e a possibilidade de dimming. Pode ainda optar por incorporar o sensor LUMI para uma gestão inteligente da iluminação!

A luminária DOME é uma solução de encastrar, com uma grande variedade de aplicações de exterior, especialmente para ambientes industriais, parques de estacionamento, bombas de gasolina ou refinarias. Tem um design atraente e adequado para encastre, e oferece ainda a possibilidade de diferentes ângulos de abertura através de difusores.

As luminárias ATLAS, BRILLA ou LUMILINE são soluções lineares, ideais para locais expostos a condições extremas, com uma linguagem mais moderna, reduzindo o encandeamento para o utilizador.

Estas são as boas práticas e algumas ideias que selecionámos para o nosso artigo sobre a iluminação de espaços industriais e logísticos. Para aplicar estas dicas aos seus projetos e para descobrir mais sobre as opções de iluminação LED, recomendamos a leitura do nosso CATÁLOGO.