Iluminação exterior

Iluminação exterior: o jardim fora de horas

Março é, oficialmente, o mês da primavera. A referência a esta estação remete-nos imediatamente para a ideia de jardim e bom tempo, e impele-nos a sonhar com novas formas de aproveitar os espaços exteriores.

Os dias começam a ficar mais longos e solarengos, o que nos convida a passar mais tempo ao ar livre. Mas achamos que o final do dia, entenda-se a ausência de luz solar, determina o momento em que deixamos de poder usufruir dos nossos terraços e jardins.

É neste contexto que surge um sem fim de oportunidades associadas à utilização de iluminação artificial no exterior. Esta permite-nos prolongar a tarde pela noite dentro, trazer “dia” após o pôr-do-sol e passamos a poder contar com todos os espaços dos quais dispomos, qualquer que seja a hora.

Ler mais

Painéis com PCB de LEDs vs painéis com fita LED

O setor da iluminação sofreu, na última década, uma completa transformação, motivada por fatores económicos e sociais e fortemente impulsionada pelo crescimento da tecnologia. A disseminação do LED teve cada vez maior aceitação no mercado, o que obrigou à sua massificação e, consequentemente, a uma descida dos preços. Se na gama residencial a entrada do LED se iniciou com a substituição de lâmpadas tradicionais (consumíveis), o grande crescimento da tecnologia aconteceu quando, no setor comercial, as armaduras com lâmpadas fluorescentes compactas começaram a ser substituídas por painéis LED do tipo downlight.

Ler mais

Temperatura da Cor

Luz quente ou luz fria: a temperatura de cor

Os meses de Inverno são característicos pela pouca luminosidade natural que entra no interior dos espaços que frequentamos. O mês de fevereiro de 2021, em particular, caracterizou-se por ser um mês de recolhimento imposto pelo contexto em que vivemos e pela continuidade de dias chuvosos. Mas são vários os meses durante os quais as tarefas que executamos em áreas interiores necessitam do apoio de iluminação artificial para a sua boa execução. Em certos espaços, que não são dotados de janelas abertas diretamente para o exterior, esta é até uma realidade permanente.
No momento de planear a iluminação de interiores devemos pensar na sua localização e intensidade, mas também na temperatura de cor das luminárias, pois esta determinará o grau de conforto associado ao espaço, o modo como nos sentimos ou a nossa eficácia nas tarefas que temos de desempenhar.

Ler mais

Iluminação e Arquitectura

A luz sempre desempenhou um papel crucial na arquitectura. Grandes civilizações orientaram e projectaram os seus edifícios em função da orientação solar, tirando proveito máximo da dicotomia sol e sombra, realçando formas, relevos e volumes.
Ler mais

Desafios para o design da iluminação residencial

2020 é definitivamente, para o setor da iluminação, um o ano que traz novos desafios e a necessidade da renovação de conceitos e tendências, reforçando a importância que a luz tem na atividade humana e na qualidade de vida da sociedade. Atualmente, com grande parte da população em casa em permanência, é premente que o próprio desenho da iluminação dos espaços privilegie uma maior positividade e que contribua para o bem-estar dos utilizadores.

Ler mais

Vantagens da Iluminação LED

Além de vantagens para a sua carteira, as lâmpadas LED têm também vantagens para o ambiente. Se ainda não o fez, este artigo vai certamente ajudá-lo a decidir trocar todas as suas lâmpadas para LED. Ler mais

SOANJO com estatuto PME Líder 2016

A primelux – new lighting experience, marca do grupo SOANJO – Engenharia e Consultoria, Lda, congratula-se por ter sido novamente atribuído à sua empresa-mãe o Estatuto de PME Líder. O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, distinguiu a SOANJO pela qualidade do seu desempenho, reconhecendo publicamente a sua estratégia empresarial e o contributo para a economia nacional.
Ler mais

O fim do halogéneo e o LED como presente

A data já estava há muito definida pela União Europeia, mas só ontem é que as lâmpadas de halogéneo começaram a ser descontinuadas do mercado europeu. 1 de Setembro marca o início do fim para as lâmpadas de halogéneo direcionais em todos os Estados-membros, incluindo Portugal, e a medida agrada às associações ambientalistas, bem como às empresas que apresentam soluções alternativas. É o fim do halogéneo e o LED como presente e como futuro da iluminação. Ler mais

Projetores SENSINI

Os novos projetores SENSINI, última novidade de mercado, chegaram esta semana à Primelux e já se encontram disponíveis para as encomendas dos nossos revendedores. Ler mais

Novos projetores SENSINI

A Primelux apresentará nos próximos dias os seus novos projetores ultrafinos SENSINI e SENSINI S (com sensor), ideais para iluminar todo o tipo de espaço urbano e possíveis de utilizar nas mais diversas aplicações de iluminação. Ler mais