candeeiro redondo geométrico tendência para 2023 de iluminação

As tendências de 2023 para a iluminação

No arranque deste novo ano, o artigo que trazemos este mês foca-se naquilo que será a palavra de ordem de 2023: elegância!

Os ambientes sóbrios, clean e elegantes conquistaram espaço na decoração de interiores e declaram-se agora como os mais apetecíveis. Os projetos de iluminação não ficam à parte, a escolha das luminárias e soluções mais acertadas garantem o toque final ao espaço, aquele que o diferencia.

#1: Geometria

As formas geométricas entram na iluminação por inspiração das instalações arquitetónicas mais abstratas e futuristas. Foi nesta altura que se desenvolveu o design moderno e a arquitetura, assumidamente, da cidade.

A iluminação geométrica, com as suas formas clean, permite que seja mesclada facilmente com diferentes interiores, dos mais clássicos aos mais contemporâneos, garantindo-lhes o cunho de elegância que procuramos.

Combinar a iluminação com os elementos da decoração permite caracterizar ainda melhor o espaço. Recorra a espelhos circulares com retroiluminação, ou com apliques de parede esguios. Posicione um pendente geométrico sobre uma mesa de centro única e que se afirme no espaço.

tendência de candeeiro de iluminação com geometria

#2: Art Déco

Esta corrente artística, facilmente associada a uma vida deslumbrante e a festas opulentas, influenciou várias vertentes da arte, como a arquitetura, mobiliário, moda, joalharia e lighting design.

A Art Déco assume-se como uma declaração de luxo, símbolo de status e bem-estar, definidora de um gosto requintado. As peças, tendencialmente mais originais, stylish e clássicas, são excelentes opções para que pretenda mostrar o seu gosto pessoal.

Na gama dos candeeiros suspensos existem diversas opções. Este tipo de luminárias, pelo grande impacto que causam no espaço, são uma excelente escolha para quem queira colocar o seu gosto pessoal em destaque.

tendência de iluminação inserida em decoração art deco

#3: Natureza

À primeira impressão poderá ser difícil compreender de que modo elementos naturalistas possam conferir uma elegância extra ao espaço.

A escolha certa das luminárias com motivos naturais, sempre com um toque clássico, permite a conjugação perfeita entre interior-exterior. O design orgânico, porém artístico, através de peças com elementos concebidos à mão, dão um toque de autenticidade.

Elementos da floresta, como folhas, do oceano, como algas ou ondas, animais, como os padrões da pele, e ainda a inspiração nas texturas destes elementos são elegantemente adaptadas e incorporadas em apliques ou pendentes, concebendo a iluminação naturalista desejada.

#4: Originals

Inspirada em peças de arte, a iluminação artística procura transparecer as linhas mais emblemáticas de uma determinada peça, desde a pintura, escultura, ourivesaria ou arquitetura.

A luminária ultrapassa a função da iluminação e integra a decoração, é parte integrante das peças em exposição. 

#5: Materiais

Por último, falamos sobre a utilização de diferentes materiais e que se aplica à generalidade dos temas anteriores. Maioritariamente as pedras e os metais, facilmente integrados em luminárias geométricas, art déco, naturalistas ou artísticas, conseguem dar um passo em frente na busca pelo cunho elegante que se pretende.

Particularmente no tema da natureza, trabalhar com diferentes acabamentos nas pedras e nos metais consegue trazer as texturas dos ambiente exterior para a decoração dos ambientes interiores que estamos a criar.

Ao conjugar a pedra e o metal nas mesmas luminárias, e jogando com as suas cores e reflexos, conseguimos obter designs mais modernos ou clássicos conforme o cunho que pretendemos dar ao espaço.

Estas foram as 5 tendências que selecionámos para conseguir os projetos de iluminação mais elegantes para 2023. Para aplicar estas dicas aos seus projetos e para descobrir mais sobre as opções de iluminação LED, recomendamos a leitura do nosso CATÁLOGO.