Saiba quais os 6 erros mais comuns em projetos luminotécnicos e como evitá-los

Um projeto de iluminação bem estruturado precisa dar resposta não apenas às questões estéticas, mas também às questões funcionais. Se a nível estético a iluminação tem a capacidade de valorização dos ambientes, a nível funcional importa considerar os usos a que se destina cada espaço, adequando o tipo de iluminação e tirando partido das soluções disponíveis no mercado.

Outra razão pela qual é importante investir num bom projeto de iluminação é que a luz influencia o estado de espírito das pessoas, tendo mesmo a capacidade de reduzir o stress. Assim, criar ambientes onde as pessoas se sintam confortáveis, exige que estes sejam bem iluminados. Portanto, evitar ou saber corrigir os erros comuns de iluminação é essencial para quem pretende desenvolver um projeto luminotécnico.

1. Temperatura e cor da luz inadequada

A temperatura da luz é determinante para definir o tipo de ambiente que se deseja criar e o uso que lhe é dado. A escolha inadequada produz ambientes desconfortáveis e/ou disfuncionais, onde a luz se pode tornar uma fonte de distração e deformação dos espaços e objetos.

As temperaturas de cor quente na iluminação, em geral conferem ao espaço uma sensação mais intimista e relaxante. Em sentido oposto, temperaturas de cor mais fria devem ser mais utilizadas em ambientes onde é necessária uma maior funcionalidade, de maior visibilidade e concentração. Descubra um pouco mais sobre temperatura de cor.

Igualmente importante é o IRC (Índice de Reprodução de Cores), que determina a qualidade que a fonte de luz tem para reproduzir as cores dos objetos iluminados. Lâmpadas para aplicação em áreas interiores devem ter um IRC mínimo de 80 de modo a não distorcer as cores do objeto. Quanto maior for este índice, mais fiel será a cor observada em relação à real, sendo o máximo deste o valor 100.

2. Ineficiência energética

Ao aplicar a iluminação é muito importante observar o tipo de aplicação e o equipamento escolhido. O equilíbrio entre a potência utilizada e o tipo de iluminação que se procura evitará o desperdício de energia, mas também evita o efeito de realce exagerado por excesso de iluminação. Descubra um pouco mais sobre este tema e como evitar o ofuscamento.

3. Tipo de uso do ambiente

A reflexão sobre o tipo de utilização do espaço que vamos iluminar é essencial para adequar o projeto luminotécnico às necessidades de cada atividade.

Assim, numa primeira fase torna-se importante analisar o local, verificando as condições de iluminação natural, o tipo de materiais existentes no local (considerando a sua cor, brilho e reflexo), as superfícies que se pretende destacar e a variância de funções que o espaço irá adotar.

Um ambiente corretamente iluminado permitirá o seu aproveitamento de forma eficaz, flexibilizando o espaço e otimizando-o.

4. Instalação incorreta

Em paralelo com a importância de criar um bom projeto de iluminação, é essencial que o mesmo seja bem executado, com uma aplicação correta dos equipamentos selecionados, garantindo que o resultado final corresponde ao idealizado.

O desconhecimento dos equipamentos ou a falha na sua instalação pode revelar-se um verdadeiro problema, originando deficiências que vão condicionar todo o resultado. 

5. Tipos de iluminação

A iluminação única de um espaço é um conceito ultrapassado, sendo importante investir em vários pontos de luz e diferentes tipos de iluminação. Isto permitirá não só criar diferentes zonas num mesmo espaço, como adaptar a iluminação a diferentes preferências e tipos de utilização, mas ainda ao longo do dia, ou mesmo, do ano. Consulte as tendências de iluminação para este ano e deixe-se inspirar.

6. Falta de especialista

Atualmente, é possível aceder facilmente a uma informação variada sobre iluminação e a sua aplicação. Se por um lado ter conhecimentos sobre a área torna qualquer pessoa mais atenta aos pormenores e lhe permite uma maior capacidade de selecionar o que pretende, por outro lado, a consulta de um especialista é essencial uma vez que este o poderá auxiliar com as suas dúvidas e sugerir os produtos mais adequados à suas necessidades e preferências. 

Na Primelux poderá receber um aconselhamento técnico sobre as opções mais adequadas ao seu projeto.

Em suma, investir num bom projeto luminotécnico é uma decisão que lhe trará inúmeros benefícios. 

Por um lado, terá a garantia de um estudo personalizado, ajustado ao seu espaço e às suas necessidades e preferências. Por outro lado, uma ótica mais a longo prazo, um projeto luminotécnico bem estruturado permitirá economizar energia (reduzindo custos desnecessários), mas garantindo ainda uma maior adaptação ao longo do tempo, ajustando-se às necessidades do utilizador e evitando novas intervenções.

Assim, ao desenvolver o seu projeto luminotécnico, tenha em consideração os diferentes erros enumerados e garanta o sucesso do mesmo!

 

5 tendências de iluminação para 2024 que vai querer conhecer

A cada novo ano são apresentadas as tendências que servem de inspiração para os projetos que serão desenvolvidos ao longo dos meses seguintes.

E, quando se trata de projetos de espaços interiores e exteriores, a iluminação, sendo um dos principais elementos de composição de um espaço, não foge à regra, permitindo explorar novas formas, cores e materiais que, juntos, irão criar uma composição única. 

A iluminação cumpre um papel fundamental na criação de ambientes acolhedores, funcionais e esteticamente atraentes. Mas nem sempre é fácil fazer escolhas dada a infinidade de opções — desde o tipo de luminária mais apropriada, passando à cor da luz, ou mesmo às formas e materiais adotados.

O crescente desenvolvimento da tecnologia, muito associada à iluminação LED, mas ainda às preocupações relacionadas com a eficiência e ecologia, criam uma forte influência nas soluções mais escolhidas.

Assim, apresentamos 5 tendências de iluminação para o ano de 2024, que não vai querer perder:

1. Natureza e sustentabilidade

Uma das tendências mais marcantes deste ano é a integração da natureza nos espaços interiores através da iluminação. 

Luminárias inspiradas nas cores, materiais e formas da natureza, estabelecendo uma conexão harmoniosa entre os ambientes internos e o mundo exterior. Materiais naturais como madeira, rattan, corda e couro couro são muito utilizados, com formas orgânicas que transcendem a funcionalidade para se tornarem verdadeiras obras de arte.

A escolha destes materiais está relacionada, além da sua sua beleza estética, com a sua pegada ambiental reduzida. Isto reflete-se na crescente preocupação com o meio ambiente, o que resulta na procura por designs mais ecológicos, onde a eficiência energética ganha protagonismo — desde a escolha dos materiais até às técnicas de fabrico.  Aqui, os materiais recicláveis ou de produção rápida, tais como o alumínio reciclável e o bambu, respetivamente, são valorizados pela sua pegada ambiental reduzida.

2. Inspiração Vintage

Procuram-se formas atemporais, que transmitam modernidade, mas com um olhar no passado. Uma aposta em designs simples, mas elegantes, que criam uma iluminação diferenciada, adicionando um toque de glamour retro aos espaços contemporâneos.

Exemplo disso é a utilização de materiais como o vidro leitoso — inspirado nos anos 50, ou dos metais polidos inspirados na década de 70.

Após vários anos de utilização de metais foscos, materiais como prata e ouro altamente polidos ressurgem agora, garantindo muito brilho e sofisticação aos espaços.

3. Iluminação como arte

Quer seja pela diversidade de materiais ou pelas formas utilizadas, os elementos de iluminação são cada vez mais vistos como verdadeiras peças de arte. 

Este ano as tendências apostam em peças marcantes e esculturais, capazes de assumir o protagonismo na composição dos espaços. Assim, a iluminação transforma-se numa expressão de estilo pessoal, criando ambientes únicos.

Uma das tendências é o uso de lustres elaborados, de grandes dimensões, que se tornam o ponto focal da decoração, adicionando drama e sofisticação aos ambientes.

4. Layers de iluminação

Mais do que iluminar um espaço, a arte da iluminação tem a capacidade de criar atmosferas cativantes e confortáveis.

Um projeto de iluminação em camadas (ou layers) permite explorar a iluminação num jogo dinâmico entre luz e sombra, ganhando destaque como uma forma de criar ambientes multifuncionais e envolventes.

A iluminação por camadas pode ser uma excelente técnica para usufruir do espaço de uma forma inteligente e direcionada: podemos usufruir de um mesmo espaço de diferentes formas, seja este bem iluminado com uma luminária de teto, para trabalho, ou com uma pequena luminária de mesa, que cria um ambiente mais intimista para uma noite de filme no sofá.  

Também exemplo disto é a embutida, que consiste numa técnica de iluminação indireta, que ao mudar o ângulo de foco da iluminação, permite alterar de forma discreta a perceção de dimensão e profundidade de um espaço. 

Para saber mais sobre este tipo de iluminação, leia o nosso artigo sobre iluminação embutida.

5. Iluminação Inteligente

A iluminação inteligente oferece a capacidade de adaptar os espaços de forma rápida e eficaz às necessidades individuais, promovendo bem-estar e conforto neurocognitivo.

Com os avanços na tecnologia LED, é cada vez mais fácil aceder a uma ampla gama de recursos, por exemplo, ajustar cores e intensidades de luz conforme as necessidades e preferências do utilizador, permitindo criar diferentes ambientes de acordo com a época do ano, atividades realizadas ou preferências de decoração.

A somar a isto, questões como a eficiência energética ou a durabilidade destes sistemas são, sem dúvida alguma, uma das principais mais-valias desta tecnologia. Descubra um pouco mais sobre os benefícios da iluminação LED.

 

Em suma, as cinco tendências de iluminação de 2024 que destacamos são reflexo de preocupações estéticas, mas mais ainda de uma crescente aposta na inovação dos sistemas de iluminação. 

As questões relacionadas com a funcionalidade e com o conforto dos espaços ganham um papel de destaque, mas, também o impacto ambiental, é cada vez mais uma premissa incontornável.

A iluminação é uma das áreas mais promissoras, pela diversidade de possibilidades, mas também pela permanente capacidade de inovação, com desenvolvimentos constantes. 

E para ficar a par de todas as novidades, nada melhor do que procurar feiras especializadas, tal como a Light & Building 2024, que se realiza no próximo mês, em Frankfurt.

Se precisar de ajuda para aplicar alguma destas tendências no seu projeto, conte com a Primelux para esclarecer as suas dúvidas e para encontrar as melhores soluções de iluminação para si.

Escritorio home office

7 conselhos para conseguir a iluminação perfeita para home office

Nos últimos anos, o trabalho remoto tem vindo a tornar-se cada vez mais comum. Com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas foram obrigadas a adaptar os seus espaços de trabalho e criar um escritório funcional. No entanto, um fator muitas vezes negligenciado nesse processo, mas que é essencial considerar é a iluminação do seu espaço de home office.

Ter uma iluminação adequada é fundamental para garantir um ambiente de trabalho produtivo e saudável.

Por isso, preparamos este artigo, onde partilhamos alguns conselhos para conseguir a iluminação perfeita para o seu home office.

1. Luz natural

A luz natural é sempre a melhor opção para iluminar o seu espaço. Ela é mais agradável aos olhos e ajuda a manter o ritmo circadiano em equilíbrio. Tente posicionar a sua mesa de trabalho próximo a uma janela para conseguir tirar o máximo partido da luz natural.

Evite bloquear a luz com cortinas pesadas ou móveis posicionados de forma inadequada.

2. Evite o brilho excessivo

Apesar de ser importante ter luz natural, é necessário controlar o brilho excessivo. O reflexo do sol diretamente no monitor do computador pode causar desconforto visual e prejudicar a produtividade. Recorra a cortinas ou persianas para regular a intensidade da luz.

3. Iluminação artificial

Quando a luz natural não é suficiente, é necessário recorrer à iluminação artificial. Invista numa boa solução de iluminação LED, com uma luz ambiente, sem brilho e de baixa reflexão. Opte por lâmpadas brancas, pois elas proporcionam uma iluminação mais clara e sem distorções de cor.

Quando bem planeada, a iluminação artificial do home office pode ser uma grande aliada dos seus níveis de produtividade.

4. Iluminação direcionada

Além da iluminação de mesa, é importante ter uma outra fonte de luz para iluminar o restante do ambiente. Pode optar por uma luminária suspensa, como a SLIM II, por exemplo, ou por uma fita LED, que é uma excelente opção para distribuir a luz uniformemente.

5. Evite sombras e reflexos

Posicione as luminárias de forma estratégica para evitar sombras indesejadas na área de trabalho. Lembre-se de que a luz deve vir de cima ou dos lados, nunca de baixo, para evitar reflexos no monitor do computador. 

Além disso, evite posicionar objetos brilhantes ou espelhos próximos do seu posto de trabalho, pois podem causar reflexos incómodos.

6. Ajuste de brilho e contraste

Se trabalha muitas horas em frente ao computador, é importante ajustar o brilho e contraste do monitor para evitar o cansaço visual. Certifique-se de que o ambiente está bem iluminado para evitar forçar a visão durante as longas horas de trabalho.

7. Experimente e adapte

Cada pessoa tem necessidades e preferências diferentes quando se trata de iluminação. Por isso, experimente diferentes configurações e ajustes para encontrar a combinação perfeita. Faça pequenas alterações e perceba como afetam seu conforto visual e, também, a sua produtividade.

 

Conseguir a iluminação perfeita para o home office é essencial para criar um ambiente de trabalho produtivo e saudável.

Priorize a luz natural sempre que possível, controle o brilho excessivo, invista em boas soluções de iluminação e evite sombras e reflexos incómodos. 

Ajuste as configurações de brilho e contraste do seu computador e experimente diferentes combinações, até encontrar a opção que melhor resulta para si. 

Lembre-se de que um ambiente bem iluminado pode fazer toda a diferença no seu bem-estar e no seu rendimento no trabalho.

 

Eletricista a colocar uma iluminação LED

8 conselhos para migrar para iluminação LED em residências e indústrias

A iluminação LED tem se tornado cada vez mais popular nas últimas décadas, quer em residências como no sector da indústria. Além de proporcionar uma iluminação eficiente e de qualidade, as soluções LED também oferecem uma série de benefícios em termos de poupança de energia e, também, de durabilidade.  Ler mais

Será foco de iluminação led em teto num pavilhão industrial

Alto Rendimento: Iluminação LED na Indústria

A indústria e logística são dois dos sectores de atividade que mais tempo permanecem em funcionamento ao longo do dia. Por este motivo apresentam necessidades de iluminação muito elevadas e que requerem luminárias de alto rendimento. Ler mais

Recinto desportivo com iluminação LED

Impacto e vantagens da iluminação LED em instalações desportivas e de entretenimento

A iluminação é um elemento essencial em qualquer instalação desportiva ou de entretenimento. Além de garantir uma visibilidade adequada, a iluminação também desempenha um papel crucial na criação de um ambiente mais envolvente para os espetadores. Nos últimos anos, a tecnologia de iluminação LED tem vindo a destacar-se como uma opção eficiente para este tipo de instalações. Ler mais

Corredor de um centro hospitalar bem iluminado

A iluminação em ambientes de cuidados de saúde

No artigo deste mês falamos sobre a iluminação LED em ambientes de cuidados de saúde. Este tipo de ambientes tem necessidades muito específicas em diferentes valências e a iluminação é, sem dúvida, parte delas. Ler mais

Iluminação LED na arte e no design

Iluminação LED na arte e no design: inovação e versatilidade

A iluminação LED tem revolucionado o mundo da arte e do design, proporcionando novas formas de expressão visual. A tecnologia LED tem se mostrado versátil e eficiente em termos energéticos, substituindo gradualmente as lâmpadas convencionais em várias aplicações, incluindo a iluminação em projetos artísticos e de design. Ler mais

O que é que as tecnologias emergentes trazem de novo à iluminação LED? Descubra as 4 maiores inovações

Nos últimos anos, temos assistido a um avanço nas tecnologias emergentes, que têm transformado os mais variados sectores de atividade. Estas tecnologias têm também revolucionado o mundo da iluminação LED e a forma como iluminamos os nossos ambientes. Ler mais

Descubra os 5 principais tipos de iluminação LED e as suas características: guia completo

 

Eficiência energética, durabilidade e versatilidade. Estas são algumas das razões pelas quais a iluminação LED se tem tornado uma opção cada vez mais popular em todo o mundo.

Com uma grande variedade de opções disponíveis, é importante conhecer os diferentes tipos de iluminação LED e suas características, para escolher a melhor solução para cada ambiente. Ler mais