Iluminação pública LED numa rua em Aveiro

A iluminação pública LED, um dinamizador noturno das cidades!

Principalmente para os habitantes e frequentadores das áreas urbanas, a iluminação pública é algo sobre o qual poucos estão habituados a refletir, pois é um elemento sempre presente. Neste artigo falamos sobre o modo como a iluminação pública LED promove atividades de comércio e lazer no período noturno, mediante soluções flexíveis, baratas e atrativas!

Ainda que a sua presença possa passar despercebida, a iluminação pública é dos primeiros fatores a ser notado no caso da sua ausência, podendo causar uma sensação de insegurança, desincentivando o uso do espaço público durante a noite.

A iluminação pública é essencial à qualidade de vida. Ela atua como um verdadeiro instrumento de cidadania. Permite aos transeuntes desfrutar do espaço público nas horas de pouca luz, auxilia ao tráfego de pessoas e veículos, e aumenta, de forma geral, os níveis de segurança pública.

Algumas curiosidades históricas da iluminação pública

Foi em 1417 que se deu a primeira ordem de colocação de lanternas em alguns pontos da cidade de Londres, tendo sido considerado o primeiro ato de iluminação pública!

Dois séculos mais tarde, na cidade de Paris, é também ordenada a introdução de luzes nas janelas das casas que davam para a via pública. A iniciativa visava concretamente a redução do crime.

Em Portugal, o sistema de iluminação pública iniciou-se em 1848, em Lisboa, adotando soluções a gás, azeite ou petróleo. Só a 30 de outubro de 1878 é inaugurada a primeira instalação de iluminação pública elétrica, composta por seis candeeiros oferecidos pelo rei D. Luís.

Inicialmente a instalação elétrica resumia-se ao centro da cidade: Chiado, Baixa e Avenida da Liberdade. Só no século seguinte se estende finalmente a iluminação pública elétrica à restante área urbana!

Implicações da iluminação nas áreas urbanas

A iluminação pública é um elemento capaz de embelezar as áreas urbanas, destacando e valorizando monumentos, edifícios, praças… Assegura também uma hierarquização das vias (grandes avenidas são mais iluminadas do que pequenos arruamentos residenciais), orientando percursos na cidade! 

No início deste artigo evidenciamos também o papel da iluminação pública enquanto instrumento de cidadania. De facto, áreas urbanas iluminadas no período noturno transmitem uma sensação de segurança capaz de incentivar a utilização do espaço público a qualquer hora.

Este prolongamento da utilização do espaço público do dia para a noite, tem consequências que podem ser verdadeiramente impactantes no desenvolvimento social e económico da população.

Garantir a iluminação de avenidas, praças e passeios junto ao rio ou mar, favorece uma série de setores, nomeadamente o turismo, o comércio e o lazer. A circulação de pessoas deixa de limitar-se às horas de luz solar e, consequentemente, haverá mais interesse em servir o público “fora de horas”.

A circulação de público leva ao prolongamento dos horários dos estabelecimentos de restauração, comércio e serviços. E incentiva ao planeamento de mais atividades culturais durante o período noturno, como feiras, espetáculos, concertos, entre outros!

Vantagens da iluminação pública LED

A iluminação pública representa uma enorme despesa não só para os municípios, mas também para todas as entidades privadas com áreas exteriores de circulação pública, sendo responsáveis por assegurar a sua iluminação.

Optar por soluções de iluminação pública recorrendo a luminárias LED apresenta uma série de vantagens, nomeadamente uma luz mais uniforme e brilhante que alcança todo o espaço, são soluções amigas do ambiente e permitem maiores níveis de poupança.

A iluminação pública LED permite também soluções mais eficientes através de sistemas de gestão inteligente que evitam o desperdício de energia. Por exemplo, esta gestão consegue ajustar o horário de funcionamento das luminárias à hora do pôr e nascer do sol consoante a época do ano, evitando o funcionamento em horas em que ainda há luz solar.

 

Com este artigo esperamos ter conseguido evidenciar o papel da iluminação pública na qualidade de vida dos habitantes dos centros urbanos, e elencar algumas das vantagens de optar por soluções LED no momento de selecionar luminárias de iluminação pública! 

Sugerimos que consulte os seguintes produtos: IBERIA ou VIENA, para aplicação em futuros projetos.

Rita Valente
Arquiteta