LED escrito num painel de leds

Iluminação LED: a tendência de hoje e do futuro

Inicialmente a iluminação LED começou a destacar-se no mercado da iluminação pela grande vantagem em termos de poupança energética associada e, consequentemente, redução de custos. As primeiras luminárias, e as tonalidades da luz emitida, não convenciam a maioria dos utilizadores, mas sobrepunham-se os ganhos energéticos.

Hoje em dia, a iluminação LED conquistou o mercado da iluminação, não só pelas vantagens energéticas (e redução de custos), mas por ter conseguido equiparar-se e ultrapassar as soluções oferecidas pelas luminárias tradicionais.

No artigo deste mês falamos sobre as principais tendências de iluminação da atualidade que nos levam, imediatamente, a optar por uma solução LED para as conseguir alcançar.

Iluminação inteligente

No primeiro artigo deste ano, Domótica e iluminação LED: duas tecnologias em direção ao futuro, falámos sobre o conceito de domótica, cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, e no modo como se conecta com a iluminação LED.

Cada vez mais caminhamos para soluções automatizadas em todas as áreas da vida e a iluminação não é exceção. Ter a capacidade de criar a atmosfera que desejamos e mudar o ambiente a qualquer momento a partir de qualquer lugar é uma valência cada vez mais fácil de alcançar e que, por isso, cada vez é mais procurada.

Acender ou apagar a luz, regular a sua intensidade, trocar de cor emitida simplesmente através de um smartphone, tablet ou comando de voz, são algumas das funcionalidades que a iluminação LED, com os devidos acessórios, como o controlador FIVE, nos oferece.

Infinitas tonalidades

Os projetos de iluminação não têm porque se resumir ao branco. Criar ambientes divertidos ou feitos à medida de determinada decoração é possível através do ajuste de cor emitida pela iluminação LED.

Esta tecnologia permite-nos reproduzir todo o espectro de cores RGB e, mesmo dentro da mesma cor (branco por exemplo) podemos escolher qual a temperatura mais adequada à função que pretendemos desempenhar naquele espaço. A fita BETA TUNE, por exemplo, responde na perfeição a qualquer um destes requisitos. 

Iluminação detalhada

A diferença está nos pormenores! Com soluções como as fitas de iluminação LED conseguimos levar a iluminação ao mais pequeno detalhe. Seja em aplicações em armários, gavetas, prateleiras ou escadas e sancas, as fitas são flexíveis, pequenas e ajustáveis. Além disso, podem ser cortadas ao tamanho pretendido e são fáceis de aplicar!

No artigo em que falámos de iluminação indireta damos vários exemplos de fitas LED, como a fita ZETTA ou ZETTA+, que podem ser aplicadas em vários elementos arquitetónicos ou de mobiliário para valorizar o seu projeto!

Iluminação saudável

A tecnologia LED pretende sempre evoluir e tem estado, cada vez mais, associada a estudos científicos sobre as implicações da luz no nosso bem-estar! De facto, a iluminação influencia o nosso humor e saúde e, com essa consciência, o caminho da iluminação LED tem sido centrado no ser humano.

Seja para melhorar o desempenho cognitivo, estimular as nossas reservas de energia, contribuir para a atenção ou, pelo contrário, ajudar-nos a relaxar, a iluminação LED na intensidade e tonalidade certa, tem essa capacidade.

Descubra um pouco mais sobre este tema no artigo que escrevemos: A luz artificial é prejudicial à saúde? Não, quando bem planeada!

Vintage: a tendência dos tempos modernos

A tecnologia evolui cada vez mais depressa, mas, contraditoriamente, o nosso gosto parece ir ao encontro das tendências mais vintage! Os apliques e candeeiros vintage estão cada vez mais na moda e, para acompanhá-los, precisamos de luminárias que se adequem.

A iluminação LED, consciente desta tendência emergente, encontrou soluções ideais para estes projetos: as vantagens desta nova tecnologia com a imagem das luminárias mais antigas! Um visual “retro” sem comprometer a eficiência e a poupança energética!

Reticente à mudança?

Para alguns a mudança e a evolução tecnológica pode ser um processo assustador e as coisas têm de ser levadas de forma mais ponderada. Por essa razão a iluminação LED oferece soluções tradicionais, perfeitamente adaptáveis aos candeeiros e apliques mais antigos, ou que podem ser usadas em paralelo, sem comprometer todas as vantagens que tem para oferecer. 

Para aplicar estas dicas aos seus projetos e para descobrir todas as opções de iluminação LED aplicáveis às mais recentes tendências, recomendamos a leitura do nosso CATÁLOGO.